Quais as consequências?
A prática de exercícios contra resistidos com pesos (musculação) sempre gerou muita polêmica dentro e fora das academias de ginástica. Ainda mais quando o tema é destinado ao treinamento com pesos na adolescência - época em que o corpo jovem encontra-se em estágio final de crescimento. Com isso, muitos pais de adolescentes impedem a prática da musculação por acreditarem que a atividade impede o crescimento natural do corpo jovem. Mas afinal, quais são os verdadeiros efeitos da musculação num corpo adolescente?
Segundo o Personal Trainer Luiz Carlos Moraes (CREF 13529T), os adolescentes podem e devem levantar pesos - desde que adequados à sua estrutura óssea e muscular. Para o Personal César Marra (CREF 1542/DF), os adolescentes podem praticar exercícios de contra resistência desde que a carga utilizada não seja destinada ao treinamento de hipertrofia muscular.
Mas o adolescente pára de crescer?
Ao contrário do que muitos leigos afirmam, a musculação não paralisa o crescimento ósseo do adolescente, afirmam os professores de Educação Física. Muito pelo contrário, segundo o professor de musculação George Magno (CREF 072147), a prática da atividade promove a formação de cálcio nos ossos beneficiando assim, o crescimento do corpo adolescente.
Outro fator a ser desmistificado é de que a musculação destina-se única e exclusivamente ao trabalho de hipertrofia muscular, afirma George Magno. Nada disso!!! A carga utilizada para o treinamento de adolescentes não á mesma utilizada em adultos, ainda mais para fins de hipertrofia muscular! A musculação na adolescência visa, principalmente, um melhor condicionamento físico e estético, sem alterar (em grande escala) a natureza do corpo jovem...
Benefícios da musculação em adolescentes:
Dentre os inúmeros benefícios do treinamento contra resistido em adolescentes, destacam-se:
Fortalecimento muscular;
Estimulação da massa óssea;
Melhora na composição corporal (ou seja, auxilia nos processos de emagrecimento e ainda modela o corpo);
Aumento de força muscular;
Aumento da capacidade motora, ou seja, melhora na coordenação do corpo;
Aumento dos benefícios psicológicos ( proporciona uma melhor convivência social e aumento da auto-estima do indivíduo);
Proporciona uma estrutura músculo-articular mais forte, evitando lesões futuras (tanto na prática da musculação como em qualquer outra modalidade esportiva que o indivíduo venha a praticar);
Grande margem de segurança quando comparado às atividades de impacto como: esportes coletivos (futebol e voleibol) e outras atividades aeróbias. Com isso, as chances de lesões durante a prática da atividade são praticamente nulas.
Além dos benefícios citados acima, "o treinamento contra resistido proporciona um melhor lastro fisiológico ao adolescente", afirma George Magno. Isto quer dizer que a musculação prepara a resistência do corpo para futuras atividades físicas ou até mesmo para a prática da musculação posteriormente. Com isso, podemos afirmar que indivíduos que praticaram musculação na adolescência apresentam melhor desempenho em quaisquer outras atividades esportivas do que aqueles indivíduos que nunca realizaram a atividade quando jovens.
Musculação: alguns cuidados especiais...
É importante lembrar que a carga de treinamento deve ser administrada de acordo com o desenvolvimento físico de cada adolescente. Segundo Luiz Carlos, um bom planejamento com profissionais atualizados e de confiança, sempre contribuem para bons resultados.
Mais um ponto importante a ressaltar é a relação entre aluno e professor, destaca o Personal Luiz. O profissional de musculação deve "conquistar a confiança do adolescente e convencê-lo a fazer o certo".
Para não fazer feio na sala de musculação, é importante seguir as seguintes regras:
Não ultrapasse o treinamento indicado pelo professor. Evite o super-treinamento;
Não tente obter um corpo musculoso nos primeiros meses. Lembre-se: este processo é conquistado a longo prazo;
Não ingira anabolizantes - segundo César Marra, muitas ofertas aparecerão;
Não abuse na sobrecarga, assim você evitará futuras lesões;
Musculação: é cedo que se começa...
Enfim, seja para melhorar a performance atlética ou para definir a estética corporal, a prática da musculação, desde que bem orientada, é sempre bem-vinda ao corpo jovem.
Lembre-se! Antes de começar o treino, é importante que o aluno faça uma visita ao médico e informe sobre os seus objetivos. Depois, é só procurar por um bom professor e iniciar o treinamento com consciência e responsabilidade.
quinta-feira, 29 de janeiro de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário